quinta-feira, 5 de novembro de 2015

PEÇA: A ESTRELA DO NATAL

AUTOR: Arith Drummona Borges

(Para 5 crianças. Pode-se usar uma grande estrela com as palavras nas pontas ou cada um pode trazer uma estrela, com "Amor ao Próximo", etc., escrito em uma ponta da estrela.)
TODOS: Sabiamente alguém disse que a estrela do Natal tem cinco pontas (cada criança da então seu nome): "Amor a Deus", "Amor ao Próximo", "Cuidado", "Renuncia Própria" e "Prazer".

1. AMOR A DEUS — Disse Jesus: "Este é o primeiro e grande mandamento: Amaras ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento."
Deus é amor e quer que o amemos também. Ofertando-nos Deus o seu Filho, provou a grandiosidade do seu amor para conosco e para com a humanidade. Tal amor exige uma retribuição de nossa parte como prova de nossa gratidão. Das dádivas que os homens sábios levaram a Jesus, o ouro e a mirra simbolizam nossas possessões e renuncia e o incenso sugere nossas orações, que são a base da nossa comunhão com Deus.
Isto resulta do nosso amor ao grande Criador, Deus--Pai, a quem Jesus revelou. O espírito do Natal em nossos corações estimula-nos a amar grande e profundamente ao nosso Deus.
Amor dos amores vindo no Natal, Amor divino, que anjos e estrelas deram sinal. Louvemos a Deus, amor encarnado, amor sem igual, Na pessoa de Cristo, o único Filho do Deus eternal.
O amor de Deus é sem fim, que foi provado na cruz; Amou a ti e a mim, sacrificando Jesus.

2. AMOR AO PROXIMO — "E o segundo mandamento, semelhante a este é: Amaras o teu próximo como a ti mesmo." Se não amamos o nosso semelhante que conosco convive e que esta em toda parte do mundo, tanto menos a Deus, que não vemos. Se dissermos que amamos a Deus e o nosso próximo sem que este amor seja concretizado em ações, dificilmente será crido que o amor de Deus habita em nossos corações.

3. CUIDADO — Cuidado é a terceira ponta da estrela, porque, quando amamos uma pessoa, cuidamos do seu bem-estar e conforto. Conhecemos uma historia de duas crianças que amavam sua mãe. Uma dizia muitas vezes: "Eu amo a mamãe", porem ficava brincando quando ela a chamava, fazia muito barulho, esquecia-se de limpar os pés quando entrava em casa e negligenciava todas as pequeninas coisas. A outra, que não fazia propaganda do seu amor, estava sempre ocupada, pensando na maneira como agradar a mãe, fazia o que estava ao seu alcance para ajudá-la. Fazia tudo para concretizar esta expressão "eu te amo". Cuidado pelo nosso próximo é um habito tal como polidez e faz-nos estimados por todos. Começando com este Natal, experimentemos ser atenciosos e cuidadosos para com o nosso semelhante que convive conosco e que habita este grande mundo.
4. RENUNCIA PRÓPRIA — Cuidado é uma grande realidade cristã, que traz diante de nos os nossos semelhantes de outras terras de toda espécie e condições e move-nos a renunciar-nos por eles. A coisa de que eles mais necessitam é de Jesus Cristo. Há muitos que desconhecem o valor do Natal. Nós, que sabemos que Cristo morreu por todos e que veio achar os perdidos, devemos levar-lhes esta mensagem, embora tenhamos que nos sacrificar. Então, todos poderão amá-lo e servi-lo, reconhecendo assim o valor do Natal.


5. PRAZER — "Ao avistarem a estrela, ficaram extremamente jubilosos." Quando a estrela brilha realmente em nosso coração, sentimos em nós um grande gozo. Cristo é o único que promete dar-nos gozo e é o único que realmente pode fazê-lo. Certa vez disseram que Buda sorriu e que pela radiosidade do seu sorriso o mundo foi iluminado. Mas alguém disse: "Isto não é real." E a luz passou. Cristo, porém, nosso Mestre querido, disse: "Eu vim para que o vosso gozo seja completo." A religião cristã faz com que a criatura cante como fez Davi nos Salmos. O Novo Testamento começa com o alegre cântico dos anjos no tempo do primeiro Natal. A nota de gozo soou clara e forte através de suas paginas até a conclusão, que é um cântico de gozo e de prazer entoado por aquele que devotou seu amor a Jesus — João — que escreveu o precioso livro da Revelação. O gozo do Natal é nossa herança porque somos filhos de Deus através de Jesus Cristo. Repartamos esta gloriosa herança com os nossos semelhantes, afim de fazê-los felizes também.

Fonte: Livro Florilégio Cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário