quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Nasce uma Esperança - Musical de Natal

Prelúdio:
“Para Jesus ser enviado como o Messias prometido, era necessário o mundo estar em condições de recebê-lo, isto é, ter chegado a plenitude dos tempos, como afirma Paulo em Gl 4.4. O mundo pagão atravessava o estado mais deprimente que a sua moral já havia atingido. Estava mergulhado na mais profunda vileza. A imoralidade, a prostituição e toda a sorte de luxúria havia chegado ao seu limite, atingindo todos os setores da vida social e religiosa da época. A lei era a força: o mais forte prevalecia sobre o mais fraco. Os povos e as raças se desentendiam e as guerras consecutivas eram o resultado de uma vida desregrada, que produzia a violência.
O mundo em geral, mesmo nas condições de vida no pecado em que vivia, anelava por uma revelação verdadeira, cuja luz viesse iluminar as trevas do pecado. Os próprios judeus, em sua maioria, viviam misturados com os gentios, mas aguardavam ansiosos a redenção, principalmente a libertação do jugo estrangeiro.”

Musica: Natal – Grupo Voices.

Narrador 2: A terra estava angustiada e sombria. Deus havia planejado um tempo em que uma luz de alegria e paz viria para brilhar no meio das trevas.

Narrador 1: O povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas.

Coreografia do hino: Sem Limites – Aline Barros.
Narrador 1: Tudo começou antes que o mundo existisse, quando Deus decidiu vir à Terra em forma humana e escolheu o modo natural, ou seja, através de um bebê.

Entra Maria. Após, entra um anjo.
Narrador 2: Deus escolheu uma virgem da cidade de Nazaré chamada Maria. E enviou um anjo que disse a ela: “Alegre-se Maria! O Senhor esta com você! Ela ficou admirada pensando no que o anjo queria dizer. Então ele continuou: “Não tenha medo, o Espírito Santo virá sobre você, ficará grávida e dará luz a um Filho que se chamará Jesus. Ele vai ser um grande homem e será o Filho do Deus Altíssimo”.

Hino: Maria – Fernanda Brum – CD Celebrando o natal.

Narrador 1: Algum tempo depois, José, ao ficar sabendo que Maria estava grávida, decidiu-se separar dela em segredo. Era um homem justo e não queria que sua prometida sofresse a vergonha pública de ser abandonada. Mas, naquela mesma noite, um anjo apareceu em sonho.

Entra José e logo após o anjo.

Narrador 2: O anjo então falou: - José, filho de Davi. Não tenha medo de casar com Maria e levá-la para sua casa, pois o filho que ela leva em seu ventre foi concebido pelo Espírito Santo. Ela dará a luz um menino aquém vocês chamarão de Jesus.

José levanta-se e sai pela porta lateral.

Narrador 1: E José despertando do sono, fez como o anjo do Senhor havia ordenado.

Narrador 2: Quando chegou a época de Maria dar à luz, ela e José tiveram que fazer uma viagem a Belém devido o recenseamento.

Entram José e Maria pela porta da frente.

Narrador 2: Quando chegaram, não encontraram nenhum lugar para se hospedar. Se refugiaram, então, em um estábulo. E ali nasceu Jesus. Maria o envolveu em panos e o deitou em uma manjedoura.

Música: Cristo nasceu em Belém – CD – Celebrando o Natal.

Narrador 1: Perto dali, alguns pastores dormiam enquanto outros protegiam suas ovelhas. Naquela noite, o anjo do Senhor se apresentou a eles e a glória de Deus os iluminou.

Narrador 2: Não tenham medo! Eu trago uma boa nova, uma alegria para todo o povo, porque hoje nasceu o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, na cidade do rei Davi.
Estes são os sinais: vocês o encontrarão envolto em panos e deitado numa manjedoura.

À medida que os narradores contam os fatos, a cena vai se desenrolando em outro plano.

Narrador 1: Nesse momento, apareceu uma multidão dos exércitos celestiais que louvavam a Deus.

Narradores 1 e 2: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!

Narrador 1: Os pastores correram para a cidade de Davi e ali encontraram, em um estábulo, Maria, José e o Menino que dormia na manjedoura.

Inicia a música: Noite de Paz – Grupo Voices – entram os pastores pela porta da frente.

Narrador 2: Pouco depois do nascimento do Filho de Deus, alguns sábios do oriente viram no céu uma estrela que indicava a boa nova! Eles seguiram, então, para Jerusalém, com a intenção de encontrar Jesus, adorá-lo e render-lhe homenagem.

Inicia a música: Daí Louvores ao Rei – CD – Celebrando o Natal - Entram primeiro José e Maria, em seguida, entram os magos seguindo a estrela.

Narrador 1: O amor de Deus por nós foi revelado através do natal.
Jesus, o seu único e amado Filho foi nosso presente de amor.
De forma misteriosa e simples; miraculosa e divina, Deus demonstrou o seu amor através de um bebezinho que teve como primeiro berço uma humilde manjedoura.
Esta pequena criança iria mudar o mundo pra sempre.
Este bebê marcaria o tempo. Reis se curvariam aos seus pés. Alcançaria o pior pecador e salvaria a todo aquele que nele cresse.
A Grande promessa de Deus havia se cumprido...
... E o seu nome será: Maravilhoso, conselheiro, Deus forte, pai da eternidade e Príncipe da paz.

Música: Príncipe da Paz – Diante do Trono.

 Fonte: Bíblia Sagrada; Cantata de Natal - Alegria;  A vida terrena de Jesus - Armando Chaves Cohen - CPAD. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário