sábado, 10 de dezembro de 2011

Peça de Natal: A Manjedoura e a Estrela.

A Manjedoura e a Estrela.

ESTRELA (arrogante) —
Eu moro nas alturas consteladas e ando por entre as gázeas nebulosas, no éden, onde as estrelas são as fadas de longas cabeleiras luminosas. A via - láctea é o tálamo argentino onde derramo toda a minha luz... — Iluminar o céu é o meu destino, pois para isso na amplidão me pus. Nem águias, que transpõem cordilheiras, atingirão jamais onde eu habito, porque, cheias de tédios e canseiras, jamais penetrarão pelo infinito... Estrela — sou na etérea imensidade, a fulgura janela de cristal por onde espia Deus, da eternidade, o mundo cheio de tristeza e mal.
E tu, quem és, humilde Manjedoura, para que contes toda a tua gloria? Hás de pensar: eu sou imorredoura, pois não tem fim a minha trajetória...


MANJEDOURA (humilde, permanece abaixada e de cabeça baixa) —
Eu nada valho diante de uma Estrela, que enche o infinito todo de clarão, porém, não sendo eu fulgurante e bela, a minha glória não é sem razão — Vivo na terra, habito com a pobreza e nada sei da tua formosura; sou palha seca, seca e sem beleza, e só o pobre pária me procura. Os bois, que mugem ao cair do dia, buscam-me sempre com satisfação, porque o meu feno a fome que os crucia vai-lhes servir de abençoado pão... Não sou de Deus janela, como dizes ser entre os astros todos do infinito, mas os que vem a mim são mui felizes e de alegria soltam o seu grito. Isso me satisfaz, é a minha glória, se não clareio o céu, que quero mais? Cheia de ilustrações é a minha historia, mais bela que a dos mundos siderais!

ESTRELA
Não creio no que dizes, és fálace e, arrependida, a fronte não inclinas... Que seria do mundo, se faltasse o brilho das Estrelas peregrinas?

MANJEDOURA
Embriaga-te o fascínio das alturas e muito grande tu desejas ser, mas, apesar de tudo, não procuras um caso extraordinário me dizer!...

ESTRELA
Pois ouve lá: Ha séculos passados, quando guerra no mundo não havia, de entre outros Astros de clarões dourados, que transformam a noite escura em dia, fui escolhida, pelas mãos divinas, para desempenhar uma missão de procurar ao longo das campinas a do Messias pobre habitação.
Tomei o meu diadema luminoso e, de lampejos novos me vestindo, tornei o espaço mais esplendoroso. E nesse dia o céu ficou mais lindo.
E, cheia de fascínio, caminhando traves do atapetado céu, parti, o berço do Messias procurando, do Cristo cuja face inda não vi.
Errei pela amplidão da Palestina, como quem busca para si tesouros, como quem o seu nome não declina quando a vitoria aos pés lhe atira os louros.
Depois olhei no engaste azul celeste para escutar dos anjos as canções e embaixo vi Belém, de humilde veste, sorrindo para todas as nações...
Jesus nascera, o Salvador do mundo, cuja choupana iluminei, radiante, ele na terra, em seu fulgor profundo, eu a fulgir no páramo distante!
Tiveste tu a glória sublimada de, sobre a casa onde Jesus nasceu, brilhar — opala grande e iluminada — como naquele dia brilhei eu?

MANJEDOURA
Somente tu, Estrela fulgurante, brilhaste sobre o teto do Messias, mas não estavas tu no céu distante, como ver ao menino poderias? Foste menos feliz do que eu, no entanto, porque não contemplaste o Salvador, teu orgulho dos cimos era tanto que nem pudeste ver o bom Senhor! Pois eu vestes não tive aparatosas, nem me enfeitei de contas de esmeraldas, nem o meu solo atapetei de rosas, nem ostentei coroas e grinaldas, para, naquele dia memorável, ouvir dos anjos as canções sem fim, porque, sendo eu humilde e miserável, o Salvador nasceu dentro de mim! Fui eu quem teve a dita sublimada de receber a criança no regaço, quando, naquela noite iluminada, brilhaste no zimbório azul do espaço; fui eu quem, ao abrir no infinito os olhos abrasados pela luz, sorriu na terra para o peito aflito, no primeiro sorriso de Jesus!

ESTRELA — Tu tens razão... Adeus! Onde cintilo, pairam as nuvenzinhas cor-de-rosa, e inda percebo ouvir no céu tranquilo as melodias da harpa sonorosa... Adeus! Adeus! O espaço me convida e eu devo alar-me para os céus azuis; vou procurar em Cristo a eterna vida, pois vida eterna só há em Jesus!

MANJEDOURA (sozinha) —
Nasceu Jesus! Hosanas nas alturas
E paz na terra aos homens que Deus ama!
Vibrem de gozo todas as criaturas,
Porque do céu perfume se derrama
E a terra toda se enche de alegria
Para aclamar Jesus, o sumo bem,
O Rei nascido numa estrebaria,
Na manjedoura humilde de Belém.
  
Livro: Florilégio Cristão.

42 comentários:

  1. eu sstou emociobada de encontrar este dialogo que representei commeus dez anos na primeira igreja batista em agua doce do norte ode vivi a melhor partedaminha infancia que saudades como conenoravamos o nascimento de jesus depois aqui no rio ainda representamos algimasvezes com minha era maravilhoso o tempo passou nao se comemoram mais o nascimento dejesuscomo antigamente. agora e so comercio e papai noel que pena!mas ebom que existe este site asim talvez alguem se lembre dejesus bjs parabes vamos dinulgar coisas tao lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já interpretei esta peça na igreja ( assembléia de Deus) há aluns anos atras e nunca me esqueci dessas palavras, adoro este texto e tudo que ele transmite pra nós, ainda sei tudo de cór rs
      Nossa é muito bom relembrar certas coisas de momentos inesquecíveis, é uma pena que os seres humanos dão prioridade a coisas tão fúteis como "papai noel" e etc.. E esquecerão o verdadeiro significado do natal que foi o nascimento de Jesus Cristo nosso salvador o REI DOS REIS.
      Enfim a Manjedoura e a Estrela é uma peça linda demais♥

      Excluir
    2. Obrigado pelos comentários! Realmente uma bela peça! Sempre que posso, tento colocar esses textos antigos para relembrarmos os antigos natais... uma pena que as apresentações estão ficando esquecidas na maioria de nossas igrejas.

      Excluir
    3. Essa peca,realm real e muito linda mesmo,estou tendo a honra de participar dela novamente, depois de alguns anos

      Excluir
    4. Lourdinha-Costa@hotmail.com13 de setembro de 2019 às 21:14

      Que saudades!! Eu e minha prima fizemos essa peça em Brasília...ela já dorme no senhor eu estou com 70 anos, e me emocionei relembrando aqui a Manjedoura e a Estrela. Foi emocionante Toda Igreja se levantou para os aplausos...Lindo de viver. Parabéns! Não sei por que me lembrei desta peça Hoje dia 13 de setembro 2019

      Excluir
    5. Estou emocionada! Aos 11 anos apresentei com minha irmã biológica e de fé Edna Gomes, esse diálogo, na igrja Batista de Salgado Filho e ameí, e desde então venho falando na época de Natal em várias igrejas Metodista essa mensagem maravilhosa do nascimento de Jesus, queria saber...por favor o nome do autor! Obrigada!

      Excluir
  2. Nossa ja interpretei essa peça com duas grandes amigas em Cansanção -Ba Geysa e Elaine maravilhosa...

    ResponderExcluir
  3. Que prazer então em dizer que apresentei também essa bela peça em minha igreja, quando adolescente, não existia net.

    ResponderExcluir
  4. Eu também já representei nessa peça quando criança. .. que saudade! Hoje recito para minha filha. Momentos inesquecíveis! Hoje a maioria das crianças não conhecem a história do nascimento de Jesus e nem conseguem decorar uma frase completa.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Eu também já representei nessa peça quando criança. .. que saudade! Hoje recito para minha filha. Momentos inesquecíveis! Hoje a maioria das crianças não conhecem a história do nascimento de Jesus e nem conseguem decorar uma frase completa.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Eu também já representei nessa peça quando criança. .. que saudade! Hoje recito para minha filha. Momentos inesquecíveis! Hoje a maioria das crianças não conhecem a história do nascimento de Jesus e nem conseguem decorar uma frase completa.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei emocionada em relé esse maravilhoso texto pois tiver um grande previlegio de representa na minha igreja quando jovem fez o papel de mangedora me marcou muito obrigada por compartilhar com nosco este maravilhoso testo

    ResponderExcluir
  8. Fiquei emocionada em relé esse maravilhoso texto pois tiver um grande previlegio de representa na minha igreja quando jovem fez o papel de mangedora me marcou muito obrigada por compartilhar com nosco este maravilhoso testo

    ResponderExcluir
  9. Fiquei emocionada em relé esse maravilhoso texto pois tiver um grande previlegio de representa na minha igreja quando jovem fez o papel de mangedora me marcou muito obrigada por compartilhar com nosco este maravilhoso testo

    ResponderExcluir
  10. Fiquei emocionada em relé esse maravilhoso texto pois tiver um grande previlegio de representa na minha igreja quando jovem fez o papel de mangedora me marcou muito obrigada por compartilhar com nosco este maravilhoso testo

    ResponderExcluir
  11. Que bom que a tecnologia troche esse texto tão lindo...faz muito tempo que apresentei essa peça com a minha avó na igreja assembleia de Deus.queria muito apresentar novamente mais não sabia onde estava meu texto por fazer muito anos.
    Obrigado por compartilhar essa tão linda e profunda mensagem,que serve de lição para que ouve quando é representada ou lida.
    O menor sempre é o maior para Deus!

    ResponderExcluir
  12. Quando tinha uns 14 anos representei este dialogo com minha amiga Dorcas...eita saudade que bateu..hoje estou com 54 anos e continuo crendo no meu Salvador...

    ResponderExcluir
  13. Vou procurar em Cristo a eterna vida, pois vida eterna só há em Jesus.

    ResponderExcluir
  14. em qual livro encontro essa poesia ? eu ja apresentei na igreja com 8 anos kkkk quero conseguir esse livro de jograis alguem sabe o nome? att: Rosy

    ResponderExcluir
  15. Eu também representei essa peça com minha irmã quando era adolescente. Foi inesquecível. Bons tempos. Saudades.

    Oslete

    ResponderExcluir
  16. Me emocionei ao encontrar esse texto, há uns 20 anos , eu era a manjedoura !!
    Como a gente conseguia decorar tudo isso ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Patricia...essa foi peça que fizemos que mais deixou saudades...

      Excluir
  17. Também representei está peça com minha querida amiga Eunice.na AD vilações Penteado Sp/ SPque saudade.muito Feliz por ter encontrado.representamos em 1970 e ainda hoje sei de cor está maravilha. Q saudade...

    ResponderExcluir
  18. Adorei fazer a estrela e a mangedora
    Apresentei com minha mãe.foi lindo

    ResponderExcluir
  19. Há cinco décadas participei deste dialogo: Fui a manjedoura. Me reporte ao passado e estou me sentindo desejosa de repetir tudo novamente... Muita emoção !! Minha representou a estrela. ..

    ResponderExcluir
  20. Há 27 anos atrás eu e uma grsgra amiga interpretamos essa peca. Ficou marcado na minha história. Hoje com 40 anos de idade apresentarei novamente, so lamento quer será com outra amiga, pois a que fez comigo há 27 anos atraa encontra-se afastaaa da igreja adventista do sétimo dia.

    ResponderExcluir
  21. Ainda tenho decorada grade parte deste dialogo, que apresentaremos no Natal.

    ResponderExcluir
  22. Já faz mais de quatro décadas que representei a parte da Manjedoura, e ainda continua arquivado na minha memória. Como foi linda a nossa apresentação, onde a igreja chorava de tanta emoção. Tempo que não volta mais, triste realidade.

    ResponderExcluir
  23. Muito feliz por encontrar esta poesia, apresentei, por vários anos quando era menina na igreja assembléia de Deus, quando dava se importância ao nascimento do Cristo,

    ResponderExcluir
  24. Nossa depois de 24 anos me deparei diante desse diálogo!!! Muito lindo!!! Eu reclamei ele, sendo a estrela e me emocionei em relembrar daquele culto de natal. Foi na Assembleia de Deus, em Pernambuco. No ano de 1995.

    ResponderExcluir
  25. Nooooosa! Que emoção reler este diálogo.estava recitando pra minha filha q tem 16 anos e falei a ela q eu tinha 15anos quando rwpresentei a estrela e minha melhir amiga Rosiney foi a manjedoura... Arrasamos na decoreba e na apresentação.cm esqueci algumas frases fui pesquisar e encontrei.Que maravilha! Hj tenho 51 anos de idade e ainda lembro de 97% do texto. Toda glória seja dada ao verdadeiro Sentido do Natal:Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  26. Quanta emoção em relembrar essa peça 😓
    Há uns 25 anos representei a estrela e depois foi a vez da minha irmã mais nova representar !!
    Voltei no tempo...saudades dos velhos natais !!!

    ResponderExcluir
  27. Minha saudosa mãe tinha este livro "Florilegio cristão ".Eu devia ter meus 10 aninhos quando acompanhava minhas irmãs nos ensaios das peças do Natal na Assembleia de Deus em Maceió- AL.Nunca esqueci a primeira estrofe do diálogo da "Estrela". Hoje lembrei, procurei na internet e encontrei.

    ResponderExcluir
  28. Fiquei muito feliz e emocionada ao encontrar essa peça representei com minha filha há alguns anos atrás simplesmente maravilhosa !

    ResponderExcluir
  29. Que lembrança da minha infância...Goria a Deus!
    Na Assembleia de Deus. Apresentei essa peça com minha amiga Eudi.
    Era bom demais.

    ResponderExcluir
  30. Já fiz essa peça com a minha tia à muitos anos.e esse ano vou apresentar novamente com a minha prima em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  31. Glória Deus a muitos anos atrás interpretei este texto com minha mãe muito lindooo qui saudade q me veio agora vou enterpretar de novo com irmã Zélia muita saudade de antigamente vou ser a manjedora agora

    ResponderExcluir
  32. Que satisfação encontra essa peça tava a procura dela a MT tempo obrigada

    ResponderExcluir
  33. Lembro que Eu recitei esse dialogo...eu e a minha irmã na Igreja a muitos tempos atras...eu tinha 11 anos. E continuei recitando qd jovem. Hoje estou c 52 anos e ainda sei decorado as duas partes, pq eu sempre fazia na Igreja no Natal, qd eu ñ fazia o papel da Estrela, fazia da Mangedoura. Muito lindo esse diálogo.

    ResponderExcluir
  34. Já fiz está peça desde aos meus 12 anos de idade continuo fazendo junto com minha tia,é emocionante comemorar o nascimento de Jesus Cristo com verdade e naturalidade,sempre fui a estrela é gratificante,amo essas comemorações!

    ResponderExcluir
  35. Como faço pra treinar este livro

    ResponderExcluir