sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ele Sabe, Antes De Pedirmos




Mateus 6:8 - Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

Antes de ensinar a oração do “Pai nosso”, Jesus deu aos discípulos uma das informações mais estratégicas sobre a prática da oração: “O seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem” (Mateus 6:8).

Essa declaração pode induzir-nos a concluir: “bem, se Ele sabe do que eu preciso, não faz sentido pedir nada, em oração”. Em outras palavras, sempre corremos o perigo de achar que “orar” nada mais é do que “pedir”. E que, na inexistência do que pedir, a prática do orar se tornará sem sentido...

Só que, logo no verso seguinte, ao ensinar a Oração Dominical, o Mestre amplia o território da oração bíblica. Mais do que apenas pedir, orar é dialogar, é abrir o coração. Ao chamar o Senhor de “Pai”, de “Pai nosso”, Jesus nos apresenta a oração como o exercício da comunhão do filho com seu Pai. E comunhão, mais do que uma lista de pedidos, constitui uma prática de coração aberto. Comunhão passa a ser o exercício da aprendizagem espiritual, do filho sentado aos pés do Pai. Não que não haja pedido, apresentação de necessidades, na oração do tipo comunhão. Certamente haverá, mas não com o objetivo principal. Ele sabe do que precisamos, que tal, então, falarmos também de outros assuntos?
Pr. Olavo Feijó

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Moradas, Na Casa Do Pai




João 14:2 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

O momento era tenso. Judas acabara de sair, para entregar Jesus. O Mestre começa a preparar seus discípulos, anunciando as provações que deveriam enfrentar neste mundo. Por outro lado, mostrou-lhes a certeza de que, no futuro, todos os cristãos estavam destinados a viver eternamente com Ele: “Na casa do Meu Pai há muitas moradas... vou preparar-vos lugar” (João 14:2).

De acordo com as promessas de Jesus, ser cristão significa um passaporte certo para sofrer do mundo perseguições, incompreensões, torturas e, até, morte. A crucificação Dele seria o começo do processo infame. E é exatamente este lado do cristianismo que escandaliza e afasta muita gente. É este lado que leva muitos líderes religiosos a escamotear a realidade dura, fazendo de suas igrejas organizações “sem sangue, sem sacrifícios, sem tribulações”. Formam igrejas confortáveis, para este mundo apenas. Não querem saber da vida eterna, após o mundo de provações.

Este mundo é mau, porque o território franqueado a Satanás. Jesus, entretanto, faz deste mundo o campo de aperfeiçoamento espiritual dos seus discípulos. Assim, quando chegarem ao Reino eterno, estarão prontos para morar nas “moradas” do Pai. Ele já foi e preparou nosso lugar – é só uma questão de tempo e nos mudaremos para lá.
Pr. Olavo Feijó

Vazio de si, cheio de Deus...


Filipenses 2:6 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,

O caminho para a perfeição e para a santidade passa, obrigatoriamente, pela renúncia pessoal e pelo abandono do orgulho e do egoísmo. É impossível ser perfeito e santo se permitirmos que o orgulho pontue nossas decisões e desejos. Esse é o principal mal do cristão.

Já lhes disse uma vez que o orgulho é a galinha que choca todos os pecados (C.S. Lewis). Se você deseja conhecer profundamente ao Senhor, é fundamental se esvaziar. Jesus afirmou que os pobres de espírito são aventurados, pois deles é o reino dos céus (Mt 5.3). Se você deseja se aproximar mais do Pai, você precisa se esvaziar de todo orgulho e egoísmo, permitindo que sua vida seja frágil ante a presença e soberania do Senhor!

Jesus se esvaziou. Sem necessidade alguma, pois no Seu coração sempre houve (e sempre haverá) apenas amor. Mas, quando entendemos os propósitos de Deus, aprendemos que quanto menos houver de nós, mais haverá dEle! Quando tiramos nossa mão, o Senhor coloca a dele! Quando entramos no caminho da humildade e da dependência, o Pai se revela a nós com amor, graça e justiça! Os que se esvaziam de si mesmos, viverão cheios da graça de Deus!

Permita que o Pai lhe conduza a este caminho de maturidade!

Deus te abençoe!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Mais que vencedores!


Ano novo, vida nova!
Mais um ano que se iniciou. É hora de planejar as metas para este novo ano, que sabemos como sempre teremos dificuldades, pois a vida não é feita só de momentos bons.
O que importa, é sabermos que o Senhor Jesus esta ao nosso lado e com Ele, seremos sempre vencedores.
Não devemos nos esquecer que tudo o que planejarmos deverá ser colocado diante do Senhor, porque vivemos por Ele e para Ele!
Com Jesus ao nosso lado, ainda que as lutas venham, temos a certeza de que maiores serão as vitórias!
Fracassos surgem, mas o importante é fazermos deles degraus para subirmos mais alto.
Lembre-se: Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Deus está ao teu lado para te fazer romper as barreiras, basta você crê.